Home Office: 8 dicas para você estudar em casa

Estudar em casa exige muita força de vontade e dedicação, não é mesmo?! Porém diversas são as vantagens: Autoconfiança, maior controle do tempo, aumento da disposição, ritmo de estudo definido pelo aluno, entre outras. Neste momento que estamos vivendo, ficar em casa tem sido essencial. A hora é de se cuidar, e de encontrar maneiras para manter sua rotina produtiva.

Por isso separamos algumas dicas que poderão te ajudar a estudar em casa, e não afetar sua rotina de estudos.


Estude em casa com qualidade! Confira as melhores dicas
dicas estudar em casa

1 – Siga uma rotina, um cronograma

Crie um cronograma de estudos, defina quais horários irá estudar, e qual a melhor forma que você se adapta mais. Entenda quais horários você é mais produtivo e concentrado (de manhã, à tarde ou na noite) e então você define sua rotina com base nesses horários, assim tem mais aproveitamento dos estudos.

2 – Entenda sua melhor forma de estudar

Se é por meio de vídeos, filmes, podcast, lendo um texto, etc. Conheça o melhor jeito que você consegue absorver melhor todo o conteúdo. 

3 – Defina um local específico

Um cantinho para você concentrar e estudar melhor. Descubra qual lugar da sua casa você fica mais à vontade e confortável. E então foque nesse canto.


4 – Anote tudo que puder
como estudar em casa

Suas anotações ajudarão na revisão do seu conteúdo, você também poderá saber quais foram os itens que geraram dúvidas para saná-las depois.

5 – Afaste-se de distrações

Multitelas, outras pessoas na sua casa, uma TV ao fundo, é importante reconhecer o que pode te distrair e afastar-se delas nesse período. Assim você se concentra melhor para os estudos.

6 – Estabeleça pequenas metas de estudo

Um pouco por vez, define metas diárias, qual assunto irá estudar naquele momento, quais serão as dúvidas que você deixou para sanar naquela hora, qual será seu meio de estudo. Com pequenas metas você conseguirá organizar e aproveitar melhor sua rotina de estudos. 


7 – Tenha equilíbrio
equilíbrio nos estudos

Um item essencial, não force demais seu corpo e sua mente! É importante focar nos estudos, porém é importante saber também o seu limite. Às vezes, excesso de conteúdo, pode gerar muitas frustrações e nada será aprendido.

8 – Descanse!

É essencial! Definir horários de estudo e pausas para descansos são importantes no processo de aprendizado a partir de casa. Relaxar a mente te ajudará a absorver muito mais conteúdo depois.

Especialmente para quem está com dificuldades em estudar de casa, a dica principal é “não desista!”! Após definir e cumprir todo o seu planejamento, você verá que tudo isso foi muito mais simples do que parecia. É claro que haverá muitas adaptações, organizações, e revisões em todo o seu planejamento de estudo. Porém elas serão essenciais para o resultado final, entender a melhor forma e o que funciona para você vai te guiar durante todos os seus estudos.

Com disciplina e motivação, você verá o que é importante e colherá os frutos do seu estudo =)