Como mostrar a habilidade de liderança em entrevistas de emprego?

trilhante aulas direito

As habilidades de boa comunicação, trabalho em equipe e iniciativa são as características mais buscadas pelos recrutadores. Mas existe uma competência que é considerada a mais importante, sendo intensamente valorizada pelos empregadores, segundo um estudo da Associação Nacional de Faculdades e Empregadores: a habilidade de liderança.

Conforme explica Jodi Glickman, autor da obra “Great on the Job: What to Say, How to Say It. The Secrets of Getting Ahead”, os headhunters procuram por profissionais com potencial para ser a próxima geração de líderes na empresa. Quer saber como mostrar a habilidade de liderança em entrevista de emprego? Descubra, a seguir:  

Mostre que você sabe solucionar problemas
Jodi conta que uma das características fundamentais para se tornar líder é ser resiliente. Os recrutadores procuram por profissionais que mostrem sucesso apesar das adversidades de alguma forma, fato comprovado pela pesquisa, que revela que 70% dos empregadores procuram por habilidades inerentes à resolução de problemas no currículo de um candidato.

Glickman orienta que o candidato deve falar na entrevista de emprego sobre situações de superações, como trabalhar e pagar a própria faculdade. 

Comporte-se como um líder
A coaching de liderança, Libby Gill explica que durante a entrevista de emprego, os recrutadores avaliam a sua personalidade e a sua linguagem corporal. “Ter uma presença de liderança é importante. Você precisa olhar e soar como um líder”, conta.

Tenha consciência da sua linguagem corporal. Segundo a pesquisa, o uso de gestos com as mãos durante o discurso pode transmitir inteligência para os ouvintes. Vale destacar que o contato visual, a boa postura e um aperto de mão firme são determinantes para passar uma boa primeira impressão.

Ressalte experiências relevantes em seu discurso
Se durante a sua vida, você já teve que mostrar capacidade de liderança, como sendo presidente do seu diretório acadêmico, ou líder de projetos na faculdade é bom mostrar isso em seu currículo, conforme explica a coaching, Hannah Morgan. Se você tinha uma posição secundária, você desenvolveu habilidades de liderança. “Você precisa fornecer a prova através de suas histórias de liderança”, conta a especialista.

Utilize conhecidos para endossar suas habilidades de liderança
Hannah aconselha usar as recomendações de chefes passados para falar sobre o seu perfil de liderança. Porém, não deixe de preparar suas referências, e avise seus chefes com antecedência quando eles receberem um telefonema de um recrutador.

trilhante aulas direito