Como fazer uma análise de mercado? Simples passos
Quando se inicia um negócio, é importante ter uma completa análise de mercado. Ela é fundamental para alinhar e direcionar todas as ações deste novo negócio. A análise de mercado é o processo de obter informações sobre o mercado de atuação, bem como todos os fatores que podem impactar essa empresa.
É por meio dela que você tem dados sobre todos os contextos nos quais sua empresa irá atuar. Desde o potencial do público-alvo, relação de fornecedores e posicionamento dentre a concorrência. Essa análise é um elemento do plano de negócios da sua empresa, que visa conhecer melhor seu ramo de atuação. Ela engloba estudos sobre os potenciais consumidores de um produto, o cenário da economia, os concorrentes e os fornecedores.
A análise mercadológica ajuda a traçar o plano de marketing, definindo algumas características fundamentais da sua oferta, como, por exemplo: qualidade, formas de distribuição, imagem do negócio e preço do seu produto. Isso permite que sua empresa posicione melhor seus produtos e serviços.
Com este estudo de análise de mercado, é possível identificar questões quantitativas e qualitativas do ramo que você irá atuar. É um guia, que poderá medir e orientar toda a eficiência do seu negócio.
Etapas da Análise de Mercado

Sabemos que abrir um negócio do zero não é tão simples assim, por isso é importante aprender a construir uma análise de mercado. Além de dar um ponto de partida, te ajuda a direcionar metas e caminhos em que a empresa deve seguir.
Acompanhe todas as etapas e a importância de cada uma delas:
- Estabeleça tudo que você quer saber com essa análise
- Identifique seu público-alvo e faça uma segmentação
- Conheça a regulamentação do mercado alvo
- Conheça seus concorrentes e entenda como eles atuam
- Conheça tudo sobre seus fornecedores
- Escolha técnicas para conseguir informações
- Recolha os dados e faça análise
- Coloque os dados no plano da empresa
- Estude projeções de mercado
O fundamental ao se fazer uma análise é reunir o máximo de informação sobre o mercado em que o produto ou serviço será ofertado. A quantidade de dados recolhidos não é o único determinante, é preciso estar atento também à qualidade dos dados coletados e a confiabilidade da fonte fornecedora das informações.
O principal benefício de uma análise de mercado eficiente, é a inteligência que ela gera à sua empresa. O que torna a sua empresa mais competitiva e preparada para encarar os desafios que estarão por vir.